sexta-feira, 1 de abril de 2011

Conrack - Torrent

Sinopse:
Na pequena ilha de Amacraw, situada na Carolina do Sul (EUA), próximo da cidade de Beaufort, vive uma comunidade constituída por negros, praticamente isolada do mundo. A história acontece em março de 1969, com a chegada do novo professor à escola local. O professor Pat Conroy é recebido de modo pouco amistoso pela diretora, senhora Scott. As palavras iniciais dela traduzem uma visão conformista e ao mesmo tempo autoritária de uma negra que, compactuando com o regime racista oficial, quer somente garantir a sua posição conseguida a duras penas. Ela é uma personagem marcante que chama o professor pelo nome de "Patroy", o que causa um sentimento de ridículo e ao mesmo tempo absurdo perante as crianças.
Logo na primeira aula o professor percebe a falta de repertório das crianças, não somente em relação ao conhecimento escolar como também com relação à vida em geral. Conrack (esse é o nome que as crianças adotam para o professor, pois não sabem pronunciar a última sílaba do nome irlandês!) apresenta esse problema para a diretora Scott, que responde de forma incisiva: "Crianças negras são lentas, elas só entendem o chicote e… querem o chicote!" A resposta de Conrack é emblemática de sua atitude libertária: "Acabou a escravidão e eu prefiro ir para o inferno a virar o feitor destas crianças”.
Aos poucos, Conrack vai conquistando a confiança das crianças e também da comunidade, provando que é possível resgatar a auto-estima de pessoas que se vêem de forma tão negativa.
A água realmente é ameaçadora ... Ninguém na comunidade pode enfrentá-la. Conrack muda as coisas, ensinando os alunos a nadar, e paga o preço por sua ousadia.
Esse filme retrata um instante dramático de mudanças sociais nos EUA no final dos anos 60, com a Guerra do Vietnã e a luta pelos direitos civis das minorias negras.

FICHA TÉCNICA
Gênero: drama
Duração: 94 min
Ano: 1972
Direção: Martin Rite


Onde encontrar o filme: - Torrent

Trabalhos relacionados:
- Lendo.org - Resenha do filme Conrack

- A imagem do professor em filmes americanos

- Cinema, Filmes, Professores e Alunos

- O Projeto Político Pedagógico como articulador do trabalho da comunidade escolar: interculturalidade, interdisciplinaridade e campesinato

- A COMUNICAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA
-

Um comentário: