domingo, 13 de março de 2011

Programa Espacial Brasileiro


O programa espacial brasileiro é o tema de uma série de quatro reportagens da TV Câmara. O repórter Fabrício Rocha visitou as cidades de Alcântara, no Maranhão, e São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde estão localizados os principais pólos de ciência e tecnologia do País.

Ficha Técnica:
Gênero: Documentário
Duração: ~ 08 min
Ano: 2010
Realização: TV Câmara

1: Desafios
Construir um veículo lançador de satélites é o principal desafio do programa brasileiro. As dificuldades são imensas, seja por falta de informação, tecnologia, embargos e até espionagem. Difícil também é esquecer o acidente na Base de Alcântara, há cinco anos, que resultou na morte de mais de 20 pessoas.


2: Problemas Financeiros
Falta de dinheiro, de especialistas, atrasos, espionagem, boicotes. A segunda reportagem da série sobre o Programa Espacial Brasileiro mostra um pouco das inúmeras dificuldades que nossos cientistas enfrentam para fazer o Brasil dominar o espaço.


3: Foguetes x Quilombolas

Além do que se poderia chamar de problemas técnicos, como a falta de recursos humanos e financeiros, o Programa Espacial Brasileiro também enfrenta problemas sócio-culturais. Na terceira reportagem da série sobre o assunto, o repórter Fabrício Rocha conversou com os moradores de Alcântara (MA), onde foi construída a base de lançamento de foguetes do Programa Espacial Brasileiro. Nem todos os moradores estão satisfeitos com as atividades tecnológicas desenvolvidas na região. A comunidade também reclama de uma suposta apropriação indevida de suas terras.



4: Soluções
O Programa Espacial Brasileiro foi criado em 1961. Desde sua criação, o principal desafio sempre foi colocar em órbita um satélite brasileiro, com equipamento e tecnologia totalmente nacionais.
Na quarta reportagem da série sobre o programa espacial brasileiro, cientistas, especialistas e parlamentares apontam quais seriam as soluções para que o Brasil alcance esse objetivo e definitivamente conquiste o espaço!!!

Site de origem dos links: Rainbow Documentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário